domingo, 4 de julho de 2010

Quem é rico?


Não sei se você já notou como o conceito de gente rica, abastada, é algo relativo? Se perguntarmos ao trabalhador que sofre, vivendo com um salário mínimo por mês, “o que é ser uma pessoa rica", possivelmente, ele responderá: "rico é possuir um carro novo, uma casa própria bonita". Fazendo a mesma pergunta a uma pessoa nestas condições, provavelmente, responderá: "rico é quem dirige um carro importado e mora em um luxuoso condomínio fechado". Buscando ainda de alguém que viva nesta última condição, uma definição, não nos causará espanto se ouvirmos dela que: “rico é quem tem casa em Miami, bens no exterior...”. O relativismo do “status de riqueza” é comprovado quando observamos milionários insatisfeitos, que buscam incessantemente acumular ainda mais riquezas. É certo que a própria sociedade é responsável por essa sensação, pois a todo tempo, sugere às pessoas que dinheiro pode comprar tudo e proporcionar, como que automaticamente, uma felicidade inesgotável.
A Palavra de Deus diz que: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". O texto sagrado não diz que o dinheiro é o problema, afirma que a excessiva importância geralmente dada ao dinheiro, promove tristes conseqüências. A paixão pelo dinheiro deixa o homem desvairado, imprudente. É como que este condenado sentimento tivesse o poder de arrancar a pessoa de sua órbita normal e levá-la à insaciável expectativa do “ter”, “possuir”. Enquanto houver amor ao dinheiro haverá sempre uma aspiração orgulhosa de querer mais, mais e mais. Conhecendo a essência do ser humano, Jesus propôs uma profunda reflexão, contando a parábola de um homem que se julgava feliz. Sua realização era baseada no acúmulo de riquezas que garantiriam sua abastança por muitos anos, e, como se isso não bastasse, seu pensamento ainda estava voltado a encontrar alternativas para acumular muito mais. Por fim, o Mestre declarou o juízo de Deus para aquele homem: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer! E quem ficará com tudo o que você vai guardar?". Em outra passagem bíblica que o assunto era bens materiais, Jesus desafiou todos a “acumularem tesouro nos céus”, pois só este será desfrutado por toda eternidade!
O que é ser rico para você? Que lugar o dinheiro tem ocupado em sua vida? Saiba que existem pessoas que são “tão ricas” que a única coisa que elas possuem é o dinheiro. O ser humano pode se fartar com fortunas e bens, mas para Deus, a verdadeira condição de riqueza, é conhecer uma paz integral, que durará para todo sempre. A vida plena oferecida por Jesus Cristo está acessível a todos, independente de bens e posses. Experimentar esta vida é encontrar grande riqueza! Fartar-se de Suas bênçãos é conhecer o maior de todos os tesouros! Seja verdadeiramente rico para com Deus! Siga a Jesus!

Rev. Denis S. L. Gomes

Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Apocalipse 3:17

Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos.
Provérbios 13:7

Quem tem Jesus tem tudo, mas quem não tem não tem nada, mas quem tem Jesus Cristo no céu ja tem morada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário