sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O direito de escolher


“Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela”.Romanos 13.3:

O exercício da cidadania passa pela prática do respeito e do cumprimento das leis que regem a organização da sociedade. Não há como abrirmos mão de honrar as autoridades que são constituídas sobre nós, pois, como cristãos, o nosso testemunho de vida deve ser um exemplo de civilidade e no cumprimento da vontade de Deus. Nós vivemos num país onde seus habitantes têm o péssimo hábito de descumprir, de burlar, negligenciar e desmerecer a ordem constituída. Tratam as leis como algo a ser descumprido, chegando ao cúmulo de ter leis que “pegam” e outras que “não pegam”. O apóstolo Paulo nos exorta a uma nova postura como servos de Cristo. Ele começa estabelecendo que nenhuma autoridade é dada aos homens se de Deus não receberem, porque toda autoridade na terra foi constituída pelo Senhor. Assim, como d’Ele recebemos a autoridade, precisamos reconhecer que quando vamos de encontro a elas, estamos indo de encontro com a vontade de Deus que as constituiu. Outra perspectiva é quando somos a autoridade, porque devemos agir de modo justo, onde o estabelecimento do respeito às regras da ordem social sejam sempre preservadas e, principalmente, cumpridas de forma justa e igualitária. Estamos num período eleitoral, onde iremos renovar desde o primeiro mandatário do país, os governantes do Estado e as câmaras legislativas que durante quatro anos exercerão autoridade sobre as nossas vidas. É lamentável observar que muitas pessoas não dão o devido valor a estas escolhas, pois temos o péssimo hábito de votar para atender necessidades pessoais, quando devíamos olhar para o contexto do país, do Estado e dos municípios. Temos um trunfo valiosíssimo em nossas mãos: o direito de escolher aqueles que têm autoridade sobre nós e precisamos usá-lo com sabedoria para que estas autoridades escolhidas tenham legitimidade e, mais, sejam constituídas como instrumentos de Deus para nossa nação. É por isso que devemos obedecer às autoridades; não somente por temor ao Senhor, mas também porque a nossa consciência cristã manda que façamos isso.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a ser sábios na hora de escolher aqueles que terão autoridade sobre nós. Que possamos escolher com teus olhos, de forma que os escolhidos sejam instrumentos teus para fazer o bem e agir sob a tua vontade. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!
Rev. Fred Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário