domingo, 1 de março de 2009

Sua Alma quer colo!



Algumas vezes, o sentimento que temos é que nossa alma precisa de colo. Ela está cansada, inquieta e aflita.
São tantas as pressões, tantas as demandas, as cobranças, os jugos e as importunações que a alma sofre; que, há momentos em que ela pede sossego.
Não há como viver, o tempo todo, competindo por um espaço, correspondendo às expectativas das pessoas, provando algo para si mesmo ou para os outros, realizando proezas e desempenhando mil e um papéis, sem ficar cansado e exaurido. Isaías disse que até os jovens se cansam e de exaustos caem. É humano. É normal. Ninguém resiste tanta pressão sem que a alma se esgote, em algum momento da caminhada.
É aí que, no Salmo 131, o salmista escreve que assim como uma criança desmamada nos braços de sua mãe, assim é a sua alma para com ele. Ele vai adiante, e diz que faz sossegar e aquietar a sua alma , da mesma forma como essa mãe faz com a criança que ela amamenta.
A figura é de uma criança que acorda, inquieta, agitada e chorosa. A mãe a coloca no colo e a amamenta. Quando ela, finalmente, se sacia; a mãe a nina e a faz dormir, novamente. O salmista diz que é desta forma que ele trata a sua alma.
Ele não a maltrata, não a ignora, não bate nela, não a violenta, não a pressiona ainda mais; mas a nina e a aquieta. Sabe que não se resolve um problema negando que ele exista. Não se cura uma doença - seja ela física, psíquica ou emocional - fingindo que ela não está lá. É preciso aquietar a alma. É preciso ouvir o choro dela e acalmá-la.
Davi perguntava à sua alma: "Por que estás abatida, ó minha alma? E, por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois, ainda, o louvarei; a Ele, Rei meu e Deus meu".
A verdade é que essa é a única forma de sobreviver às pressões de um mundo como o nosso. Chega um momento em que precisamos questionar se é preciso mesmo tanta "vaidade e correr atrás do vento".
Jesus disse que a vida é mais que o alimento e o corpo mais que o vestuário. Ou seja, eu sou mais que aquilo que eu preciso para viver. Eu sou mais do que aquilo que eu produzo ou realizo. Porque eu sou alguém criado à imagem e semelhança de Deus. Eu tenho em mim a imago Dei - a imagem de Deus.
E é só quando eu começo a perceber que a minha vida vale mais que todas as demandas que a sociedade quer me impôr, que eu sou livre para escolher o caminho que eu vou seguir, com a graça e a sabedoria de Deus.
Eu não tenho nada a provar, nada a merecer, nada a demonstrar. Eu sou aceito em Jesus. Sou amado por Deus. Minha vida pertence a Ele. E eu posso viver na certeza que Ele cuida de mim.
É aí que eu vou estudar, trabalhar, construir e realizar; mas não numa busca neurótica de sucesso ou realizações mirabolantes, mas na paz de quem segue aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
É só na presença calma e amiga de Deus que eu consigo fazer calar e sossegar a minha alma. É só em Sua luz que eu vejo a luz. É só nEle que eu encontro descanso para a minha alma.
Quando Elias estava na caverna, no monte Horebe, Deus veio a Ele como um sussurro suave que perguntava ao seu coração: Que fazes aqui, Elias? Por que você está querendo desistir da vida? Será que não é porque você se esgotou no caminho? Mas, a vida não acabou. Sua vida é mais que um relacionamento, uma pessoa que você gostava, um emprego, un sonho pessoal ou uma atividade na igreja. Você é alguém em si mesmo. Então, acalme sua alma e olhe para a vida com outros olhos. A vida continua.
Jesus disse: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque eu sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ".
De que adianta tanta aparência? De que adianta tanta briga? Pra que tanta disputa? Para que ser o melhor de todos, em tudo, o tempo todo? Por que tanto desgaste e competição insana? Jesus é manso e humilde de coração. Que tal seguirmos Seu exemplo? Com certeza, vamos encontrar paz e sossego para a nossa alma.
Pr. Paulo Cardoso

Um comentário:

  1. Deus o abençõe irmão! Essa palavras vieram diretamente do coração de Deus e Ele o usou,realmente irmão Guilherme é justamente de uma palavra como essaque estava precisando.Nós não somos super homens, há momentos que cansamos de correratrás de que? na verdade nem sabemos, só temos a certeza que o Senhorestá em nosso barco e queremos fazer o melhor para Ele, mas, não precisamosnos desgastar, Ele já fez o melhor por nós, ao vir a esse mundo em carne, vivercomo um de nós, tendo fome, sede, frio, chorado, injustiçado e morrido por nós,em nosso lugar e hoje está assentado junto ao trono de Deus, Ele passou por tudoisso para que nós não precisassemos passar, sabe irmão, é certo que Ele disse que nessemundo nós passariamos por aflições, mas nessa hora ao invés de olharmos para os ventoscontrários devemos acreditar na Sua Palavra.O inimigo de nossas almas quer nos ver separados de nossos irmãos, quer colocar divisãona igreja, quer nos ver por baixo, mas nunca devemos nos esquecer que ele é um inimigoderrotado, Jesus já o venceu na Cruz do Calvário e nós que conhecemos a Palavra do Senhore procuramos andar segundo o que ela nos ensina, não devemos permitir que o inimigo ganhe terreno sobre nós e alcance os seus objetivos que é matar, roubar e destruir, devemos nos unircomo verdadeiros irmãos em Cristo e mostrar para Ele que maior é Jesus que está conosco nestabatalha.Não estou aqui me referindo a palavra de algum homem, estou aqui falando a respeito da Palavra deDeus, que é a verdade e a vida.Recebamos sim as bençãos do Senhor e as suas promessas como verdadeiras em nossa vida e não as mentiras que o inimigo tenta incutir em nossas mentes.Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Aleluia por isso!Deus o abençõe irmão por essa palavra maravilhosa que o Senhor colocou em seu coração!Deus é contigo, por onde quer que andares!!!!!!
    Sua irmã em Cristo Regina

    ResponderExcluir