quinta-feira, 5 de março de 2009

A questão da Profecia Pessoal


A Questão da Profecia Pessoal

E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. At 21.11

A Bíblia claramente permite a profecia pessoal. Natã trouxe uma “palavra” Confrontadora de Deus “ Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.” 2 Sm 12.13 ; Isaias previu a morte de Ezequias NAQUELES dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Is 38.; e neste texto, Agabo disse a Paulo que ele enfrentaria problemas em Jerusalém. “ Profecia Pessoal” refere-se a uma profecia (“palavra”) que o Espírito Santo pode sugerir que uma pessoa diga a outra, no tocante a assuntos pessoais. Muitos sentem profundas reservas sobre esta operação e o dom a profecia, pois algumas vezes a um certo abuso. “ Palavras” verdadeiras podem ser usadas para manipular os outros ou podem ser aplicadas sem sabedoria ou precipitadamente. Essa passagem revela garantia contra usos abusivos de profecia pessoal, permitindo-nos implementar essa pratica bíblica. Em primeiro lugar, a “palavra” normalmente não será nova a mente da pessoa a quem se fala, mas confirmara algo com que Deus já esta lidando. De At 20.22-24 sabemos que Paulo já estava sensível ao assunto que Agabo levantou. Em segundo lugar, o caráter da pessoa que trás a “palavra” deveria ser levado em consideração. A credibilidade de Agabo não esta relacionado com sua reivindicação de ter uma “palavra” , mas ao registro de que ele era um homem de Deus confiável sendo usado no exercício desse dom (At 11.28, 21.10). Em terceiro lugar lembre-se de que a profecia ou “palavra” não deve ser considerada como “controladora”. Em outras palavras tais profecias nunca devem ser encaradas como dominando o livre-arbítrio de alguém. A vida cristã nunca deve ser ritual – governada por augúrios ou conselho de gurus, Paulo não mudou seus planos devido a profecia de Agabo ou devido ao estimulo dos outros ( VS. 12-14): ele recebeu graciosamente a “palavra” mas mesmo assim continuou com seus planos. Em quarto lugar toda profecia é “em parte” “ Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos” (1Co 13.9) o que significa que, por mais verdade que essa “parte” possa mostrar, ela não traz o quadro completo. A “palavra” de Agabo era verdadeira, e Paulo foi preso em Jerusalém. Mas isso, no final também ocasionou a oportunidade de um ministério em Roma.
( At 23.11). Por fim ao levar uma “palavra” em consideração devemos considerar a palavra da mesma maneira que Maria fez com relato do pastor “19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.” ( Lc 2.19). Nunca se exige uma resposta precipitada, simplesmente espere em Deus. Então devemos seguir adiante confiando em Deus, como fez Ezequias. Tinham-lhe dito que logo morreria, mas ele orou em vez de render-se a profecia,e a sua vida teve a duração que deveria, não sendo encurtado por sua modéstia. Às vezes, a profecia pessoal não é arriscada se for mantida com base na Bíblia, mas de forma alguma deve ornar-se uma maneira de planejarmos ou direcionarmos nossas vidas.

Biblia Plenitude
Deus Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário