domingo, 8 de novembro de 2009

Noticias


O PESO que viu o profeta Habacuque.
Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. Hb 1. 1.4
SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.
Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele;
mas o justo pela sua fé viverá.
Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos.
Hb 2 1.5


O que fazer quando a noticia de violência pelo televisor já não nos deixa indignado por ser simplesmente mais um caso de violência? Como agir sabendo que muitas vezes aquele que multiplica seus bens injustamente é quem mais deveria fazer algo pela justiça? O que dizer as vitimas das injustiças quando parece improvável que exista um Deus que ama a justiça e esta no controle de todas as coisas ?
O profeta Habacuque esteve diante de um dilema parecido com o que vivemos hoje; viu a cidade tomada pela violência, homens enriquecerem injustamente, os caldeus avançarem contra o povo de Deus. Não havia mais o que fazer, então indignado se põe diante do Senhor em oração e espera uma resposta. A atitude de Habacuque é a que nós devemos ter, ele toma o conhecimento dos fatos, da violência, da criminalidade e das injustiças contra o povo de Deus, mas não se apavora: apresenta-se ao Senhor. Então Deus responde e pede que ele escreva a resposta de forma legível em uma tabua para que todos leiam facilmente. O que Deus diz é para que todos e quem recebe a mensagem deve torná-la conhecida o quanto possível para que não restem desavisados da soberania divina. Deus não fala de um sistema econômico que precisa ser mudado, mas do que se passa no coração do homem que deseja a maldade; aos justos não diz que amanha irão acordar num país justo, mas que estes deverão viver pela fé em Deus. Aos homens maus pronuncia cinco vezes a expressão “ai” para lembrar que a Deus ninguém engana e que a sua justiça é eterna.
Por fim, o Senhor anuncia que esta em seu templo, e que é para lá que devem ir todos aqueles que, pelas más noticias, não vêem sentido de viver num mundo injusto. É no templo de Deus que partilhamos a nossa fé com outros cristãos e podemos anunciar a mensagem de Deus para um mundo sem esperança.

Laércio Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário