sábado, 15 de agosto de 2009

Não dirás falso testemunho

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. Êxodos 20.16:
Poderia facilmente interpretar este mandamento como: não mentirás! O falso testemunho é o uso de mentiras para se beneficiar de alguma forma com nossos argumentos, ou no caso, falsos argumentos. O mentiroso é uma pessoa que não consegue viver a realidade da sua vida e, portanto, é um enganador. É a ilusão de que podemos ser melhores, mais capazes, mais inteligentes, mais sábios, ou seja, podemos ser melhor do que somos. É a nossa propaganda enganosa. Por isso, um mentiroso é aquela pessoa que pode ser enquadrado no “Procon do caráter”, pois está vendendo o que não tem, o que não pode e, principalmente, vendendo o que não é. A mentira é a primeira característica de uma pessoa dominada pelo pecado. Para começar a vencer a mentira teremos que encarar a transformação que Jesus Cristo opera em nós pela graça. A nossa realidade nem sempre pode nos agradar, mas é ela que temos e, portanto, é com ela que devemos viver. Jesus Cristo é a verdade, se dissermos que Ele é nosso Senhor, não podemos permitir que a mentira faça parte de nossa vida. A mentira é uma artimanha do diabo para destruir o nosso caráter. Ela não faz parte da nossa nova natureza e, portanto, precisamos nos livrar dela. Como primeira providência, um cristão não pode usar a mentira para esconder suas faltas, porque no máximo enganará a si mesmo, porque a Deus ninguém engana. Devemos enfrentar a nossa realidade, pois a mentira tem um enorme preço: a nossa morte. Ela escraviza o nosso caráter e termina por nos destruir. Precisamos guardar em nosso coração a Palavra do Senhor, pois se andarmos conforme os seus mandamentos, afastaremos a mentira de nossos lábios. A verdade deve permear a nossa vida em todos os nossos atos e sentimentos. Não podemos pagar o mal com o mal, pois devemos continuar na Palavra, mesmo quando todas as coisas cooperem contra nós. Não há nenhuma circunstância que nos permita abrir mão da verdade, nem mesmo quando ela for pequena e aparentemente sem conseqüências. Precisamos ter a consciência de que necessitamos do Espírito Santo e dos irmãos na fé para poder superar as nossas dificuldades, deficiências e os nossos pecados. A nossa vida deve ser sempre um testemunho da verdade que habita em nós, para que as nossas ações sejam reconhecidas diante de Deus e dos homens.
Oração: Senhor querido, ajuda-nos a vencer as deficiências de nossa natureza pecaminosa e, principalmente, nos livrar dos desvios que ela nos incita a viver. Que a tua verdade transforme o nosso caráter e o nosso ser, para que sempre sejamos instrumentos teus neste mundo. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Créditos: Fred Souto+

Nenhum comentário:

Postar um comentário