Todos nós temos desapontamentos em nossas vidas. Alguma pessoa, alguns fatos que nos trazem frustração e desânimo. Quando estes desapontamentos se repetem, como se fosse uma sequência interminável de fatos desagradáveis, provocam em nós outras reações, tais como: raiva, amargura, ressentimento e, até, depressão. A não ser que aprendamos a lidar com estes fatos, certamente eles irão envenenar a nossa alma e roubará a nossa alegria. Algumas vezes, culpamos Deus por tudo que acontece em nossas vidas e terminamos por nos esquecer das promessas que Ele nos faz: “os que confiam em mim nunca ficam desiludidos!”. Ao ter esta reação, ficamos frustrados, pois somos impedidos por nossa negatividade, de alcançar aquilo que Deus quer de nós: confiança em sua providência. Embora reconheçamos que Deus quer o nosso bem, algumas vezes Ele trabalha em nossas vidas através dos dias maus. Alguns destes fracassos e desapontamentos são consequência de algo que fizemos, de escolhas, ou de decisões que tomamos, embora que alguns outros, são resultados de uma vida normal que vivemos. Reconhecer onde erramos, quando permitimos que estes desapontamentos fincassem raízes em nossas almas e bloqueassem os planos de Deus para nossas vidas, pode nos levar a compreender de uma forma mais salutar os caminhos de nossa vida. Quando sofremos com estes problemas, precisamos dar alguns passos:
1º) lembrar que o amor de Deus por nós não muda. Os desapontamentos que sofremos, não são sinais que Deus nos abandonou. Algumas vezes sentimos o amor de Deus quando estamos passando por momentos difíceis. Precisamos crer, como o profeta Jeremias: “graças ao amor de Deus é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis”!
2º) Devemos aprender a dar o valor correto aos nossos desapontamentos. Devemos reagir de forma proporcional aos fatos que acontecem conosco. Nem supervalorizá-los e nem subestimá-los. Apenas no céu estaremos livres dos desapontamentos e dos fracassos. Enquanto estivermos na terra, não há nada que possamos fazer para estarmos imunes a eles. Porém, continuemos a buscar o Senhor, pois por mais difícil que seja a nossa vida, sem Ele sempre será pior. N’Ele poderemos encontrar o caminho para a verdade, clamando para que ela nos guie, pois apenas em Jesus deve estar posta a nossa confiança.
Rev. Fred Souto+
Rev. Fred Souto+
Nenhum comentário:
Postar um comentário